
As Primeiras palavras deste blog são de agradecimento e têm obrigatoriamente de ir para o Rui, pela entrega, pela dedicação, pela enorme generosidade que nos tem transmitido todos os dias, por ter sido capaz de nos desafiar, de estimular a nossa consciência e de nos fazer a todos acreditar que podemos mesmo tornar o mundo melhor para estas crianças.
Cada um de nós, pode não fazer desta iniciativa o projecto de uma vida, mas se cada um conseguir ajudar, por pouco que seja, a tornar uma criança um pouco mais feliz, então, poderemos certamente sentir-nos todos recompensados e também felizes, apenas pelos sorrisos e pela alegria inocente e desinteressada, estampada no rosto de crianças como estas.
Através de algumas ONGs internacionais, tomámos conhecimento de um orfanato no Uganda, em Africa, que tem ao seu cuidado 73 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos, 13 das quais são seropositivas. Crianças orfãs, de pais vítimas da guerra, da pobreza extrema e de doenças como o HIV. Este orfanato é mantido por uma organização ugandesa local, e como podem imaginar, tem falta de quase tudo.
Foi este o desafio e será esta a nossa missão, para este Natal e para o futuro, se formos todos capazes de não desistir desta causa.
Formámos um grupo de amigos, de forma totalmente autónoma e independente e resolvemos abraçar um projecto diferente, de solidariedade e de ajuda a estas crianças. Esperamos conseguir um plano com retorno, com visibilidade, baseado numa ajuda que procurará essencialmente oferecer alguma independencia e sustentabilidade a quem está a ser ajudado. Através de contactos locais no terreno, pessoas, que lidam e tomam conta destas crianças todos os dias, iremos procurar ter alguma visibilidade de tudo o que vai sendo feito, de onde e como a nossa ajuda está a ser aplicada e com base nestes resultados, tentaremos continuar com a nossa disponibilidade, a ajudar sempre mais, até onde conseguirmos e nos for possível chegar.
Será este o retorno e a nossa maior recompensa, um plano, que para além do sorriso e generosidade genuína de quem estamos a ajudar, nos permitirá manter o controlo do que vai sendo feito. Com base nesta ideia, estamos a iniciar, uma cadeia de recolha de roupas, brinquedos, artigos escolares e didácticos, de puericultura e primeiros socorros e também de algumas contribuições monetárias, por forma a podermos comprar o que não conseguirmos de outra forma. Cada um de nós tem desafiado amigos e nesta altura somos já cerca de 30 pessoas, empenhadas e com muita vontade de contribuir, com trabalho, com géneros e algum dinheiro. O dinheiro servirá essencialmente para a compra local de alguns animais e para a construção de um pequeno recinto onde os possam guardar e manter. O resto, será para os ajudar a suportar melhor os seus dias, para os ajudarmos a suprimir algumas das necessidades básicas que têm e para de alguma forma lhes restituirmos alguma da felicidade que teimam em não conseguir encontrar.
Mas a nossa iniciativa não pode ficar por aqui. Para já, ainda não passámos das ideias. Já é muito bom, mas está a chegar a hora de pormos as mãos na massa e começarmos a concretizar aquilo que idealizámos. Os próximos dias serão decisivos, mas com o nosso empenho e a ajuda de todos, aos poucos, chegaremos lá. Por isso, não deixem morrer este blog, usem-no e partilhem-no com quem entenderem. Comentem, corrijam, critiquem, deixem as sugestões e as ideias que forem tendo. Mas façam-no, sempre, porque toda a ajuda nunca será demais...

PPR