Friday, December 22, 2006

O melhor Natal de sempre

Merry Christmas & Happy New Year

With Love from Buwaiswa Children´s Home in Kamuli, Eastern Uganda


Estes são trabalhos transformados em postais de Natal, que recebi do Christopher e estas são as palavras que nos chegam, de uma realidade tão distante e que, ao mesmo tempo, pode ser tão próxima quanto desejarmos.

O voo original das caixas, que deveria ter sido no início da semana, foi cancelado devido ao mau tempo em Londres. As caixas foram apenas esta noite, mas já temos a confirmação de que chegaram a Entebbe. Com este atraso, estaremos dependentes da capacidade do responsável pelo orfanato para as conseguir fazer passar pela alfandega até ao final da manhã de amanhã. Se não conseguir, este será, na mesma, o melhor Natal de sempre para estas crianças. Apenas uns dias mais tarde... Mas, que pouca diferença farão mais uns dias para quem está habituado a viver com muito pouco.

Faz agora dois meses que o desafio foi lançado. É impressionante.Começámos com muitas dúvidas, mas muita vontade. Não sabiamos, sequer, se dois meses seriam suficientes só para a viagem... (os preços que estávamos a encontrar no início para o transporte aéreo eram impraticáveis).

Em dois meses conseguimos encontrar uma rota fiável até àquelas crianças e recolher mais do que o suficiente em roupa, brinquedos e material didáctico para um envio de 280Kg de peso total. Conseguimos ainda recolher o dinheiro suficiente para a compra de 12 cabras para o orfanato, alguns coelhos (ainda não sei o nº exacto) e para o transporte aereo (com a inestimável ajuda da Aero Carga).
Conseguimos tocar no coração de muitas pessoas, de muitas famílias, com esta ideia. E, mais importante ainda, de muitas das nossas crianças, através de nós e das escolas (TutorTime e Palhacinho Vaidoso) que se associaram à nossa ideia, acentuando-lhe a dimensão Humana.Conseguimos colocar um pacote de testes lá no orfanato e as caixas no Aeroporto em Entebbe, uns dias antes do Natal. O último elo, até às crianças neste domingo, está fora das nossas mãos, e não se adivinha fácil. Mas já conseguimos, por todos, coisas mais dificeis neste percurso... E vamos conseguir esta também.

Este é o nosso agradecimento a todos os envolvidos, e também é o das crianças e dos responsáveis pelo orfanato. Este ano, o nosso verdadeiro postal de Natal virá depois da data. Será daqui a alguns dias, com as fotografias da alegria que o nosso pequeno "milagre" fará possível.
Para já, e para colorir um pouco esta nossa quadra, eis os sorrisos conseguidos com umas t-shirts, umas pastas de arquivo e uma mão cheia de brinquedos.

Desejamos a todos o melhor Natal possível, na companhia das pessoas que preenchem as nossas vidas.

Esperamos que entre as prendas encontrem algum tempo para desejar sorte àquelas crianças. E a tantas outras que precisam, pelo mundo. Desejamos uma excelente passagem de ano a todos. Cá e lá. E que considerem patrocinar uma criança como medida de Ano Novo. Há algumas formas fiáveis de o fazer, e vamos tentar implementar um processo destes com este Orfanato, também.

E que 2007 possa trazer um poço de água ao orfanato e uma casa de banho, ou uns paineis solares para produzir energia eléctrica. Reservemos uma passa para isso ;-)

Obrigado por acreditarem. Vale sempre a pena.

HUGanda


Nota:

Para além deste orfanato, a ajuda que seguiu nas caixas será também distribuida por dois outros orfanatos Ugandeses, onde beneficiará uns 25 bebés.

Dos excedentes recolhidos e que não foram para o Uganda, já entregámos roupa quente, calçado e brinquedos à Associação Luís Pereira da Mota, para uma festa de Natal.

Temos mais dois volumes de roupa de inverno que será distribuida aos sem-abrigo de Lisboa, numa ronda da Legião da Boa Vontade.

Planeamos entregar cassetes de video e livros em português às Aldeias SOS.

Nem todas as coisas puderam seguir para o Uganda. Por serem quentes demais, desadequadas em tamanho, por exigirem pilhas ou electricidade, e outros motivos, como o limite de peso e volume que impusémos a este envio. A essas está a ser dado o destino que nos parece mais indicado.

Mas ainda temos roupa leve, material didáctico e brinquedos para mais um envio para o Uganda, que está planeado para daqui a uns meses.

No comments: